Jornalismo é uma profissão nobre e apaixonante para quem tem senso de justiça, para quem ama a liberdade, a criatividade e a novidade informativa constante.
No entanto, dependendo de onde você a exerça, o jornalismo pode ser frustrante e até mesmo perigoso.
Como africano, fazer jornalismo em Africa é um grande desafio. O jornalismo precisa de um ambiente democrático, com liberdade de expressão e de imprensa.
Sem isso, torna-se impraticável.
No final de longos 15 anos como repórter em Angola, eu estava infeliz por não conseguir fazer um jornalismo como deve ser. Há muita censura política nas redações e um ambiente legislativo restritivo para uma imprensa livre.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Entretanto, a conclusão a que cheguei foi:
• Jornalismo “tradicional” dificilmente dá dinheiro (sustento condigno). A exceção vai para o webjornalismo cujos modus operandi diferem da imprensa tradicional;
• Jornalismo dá muitos problemas (principalmente com políticos e criminosos);
E como se não bastasse, ainda corres o risco de morrer faminto ou viveres pobre por "amor a camisola" ou ficar na dependência de favores de políticos e empresários. Facto que periga a isenção eimparcialidade ética do jornalista;
Se fizer jornalismo em Angola ou em qualquer outro país africano com regime ditatorial, prefira a área do entretenimento (notícias de famosos e outras superficialidades divertidas ou que engajam muito nas redes sociais).
Para fazer Jornalismo sério, que cumpre com as regras de ética e deontologia profissionais, tenha consciência que vais exercer o jornalismo como se fosse um sacerdócio (tipo igreja, tás a ver... sem fins lucrativos, apenas por justiça ou empreendedorismo social).
Mas, calma, há caminhos alternativos.
Por isso, nos últimos anos, mudei o meu foco e prioridades.
Troquei jornalismo tradicional pelo webjornalismo, mais flexível, maior independência e mais alternativas de monetização (ganhar dinheiro) por meio do Marketing Digital, venda de infoprodutos e e-commerce (comércio online).
Mais importante: menos problemas, mais liberdade e mais dinheiro.
Se me vires a fazer notícias (e vou continuar a fazer) será por meio do webjornalismo. A estratégia é construir uma audiência/público para depois monetizar com as ferramentas de marketing digital e ganhar dinheiro com negócios online (e-commerce).
Abre o olho…
Jornalismo sério em África é uma missão arriscada por causa dafalta de liberdade de imprensa e de expressão.
O máximo que podes fazer em Angola é JORNALISMO DE PROPAGANDA POLÍTICA ou MARKETING POLÍTICO com "cara" de jornalismo.
Pensa nisso antes de dares os melhores anos da sua juventude ao jornalismo tradicional em Angola. Foca no webjornalismo como alternativa.
Se quiser aprender a fazer webjornalismo ou produzir conteúdo nas redes sociais e ganhar dinheiro com Marketing Digital, clica nesse link: http://www.linklist.bio/cursosfinacio
Mas, lembra: cada caso é um caso. Há sempre exceções à regra.
Você pode ser o agente da mudança e da inovação que vai fazer o ponto de inflexão no jornalismo independentemente do ambiente político. Quem tem propósito não se deixa desinibir por nada.
Aquele Abraço!
By: Francisco Inácio (Jornalista)
MBA em Marketing Digital & Vendas/Formador certificado pelo Cenffor/Maptss
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação



0 Comentários