ACJ NÃO FOI FELIZ NO SEU DISCURSO DE ABERTURA DA CAMPANHA- DEMETRIO KOKELU TULUMBA



O lema da campanha do presidente e candidato ACJ não coadunou com o seu discurso de abertura da campanha. Partiu para o ataque, acusações, injúrias e muito mais. Desceu demais, nem os lotadores da Nguimbi se portam desta forma. O presidente ACJ é o único culpado da anulação do Congresso, não existe mais nenhum culpado a não ser ele. Quando apresentou a intenção de candidatar-se, ao presidente Samakuva, colocou três elementos que o iriam prejudicar caso fosse candidato: a cor, a língua nacional e a dupla nacionalidade. O Mv Samakuva lhe esclareceu: "a cor não é problema, porque a UNITA é por um país multi-racial, a língua nacional também não é problema, porque a UNITA não tem uma língua nacional oficial, o problema é sim a dupla nacionalidade." Um ano antes do congresso e foi insistindo para que mesmo resolvesse essa situação. 


O presidente ACJ sabe que os estatutos são claros quanto a isso, a lei dos partidos políticos idem e por fim a constituição no seu artigo 22 é claro. Até ao último dia da entrega de candidaturas,  não tinha resolvido o problema, o Mv Samakuva deu ainda tempo para ele resolver essa questão, até aparecer com um comprovativo de pedido de renúncia da nacionalidade portuguesa. Os que impugnaram basearam-se nesse erro crasso, cujo culpado é só mesmo ele. Os que impugnaram são conhecidos, os nomes e rostos, o advogado deles também é conhecido e também é advogado do General Tavares, estão aí e  têm algumas posses, é a eles que ACJ deve dirigir-se e não colocar outras pessoas no mesmo saco. Ou então o presidente não queria perder a nacionalidade? Esperava-se elevação por parte do candidato, porque até controla a máquina. 


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O presidente tinha que falar de aspectos internos, o quê que iria fazer para transformar a UNITA num verdadeiro instrumento para a alternância em 2027. Como iria suprir os défices internos? ACJ mostrou claro que não quer "olhar para dentro ", está com olhos fitos para fora. Os militantes querem ouvir soluções para o partido. Ou então o presidente e candidato tem mais planos com o BD, o Tchiutu e outros garimpeiros que só estão a procura de sobrevivência política e cuja UNITA é o "porto seguro" para os seu intentos. O povo angolano já tem um presidente da República João Lourenço, com défices de comunicação, não seria bom ver um aspirante ao cadeirão máximo a vir com as mesmas dificuldades, com discursos sem "matéria colectável ", como nós os contabilistas chamamos.


O ex presidente Samakuva tinha discursos que nos levavam a uma análise e reflexão profunda, discursos de esperança, pautando pela coesão, aprofundamento da linha política do partido, preservação da sua base identitária, estrutução para acção, transformação do partido numa máquina eleitoral permanentemente, para a assunção e exercício do poder político em Angola. Aconselha-se ao presidente e candidato ACJ para ter calma, na sua dimensão urge a resistência de nervos, aceitar o contraditório, porque as pessoas crescem com vozes contrárias, não pode nem deve ser alérgico ao debate. É hora de balanço, comparar o activo e o passivo, ver se estamos diante de défices, equilíbrio ou superavit.


Demetrio Kokelu Tulumba- militante da UNITA 


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários