MOSAAF escreve ao presidente João Lourenço pedindo impugnação á atribuição da Medalha de Honra a António Agostinho Neto no dia 11

 


O Movimento Social de Amigos de Angola e da FNLA (MoSAAF) lançou uma carta aberta ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, na qual expressa sua impugnação pública à atribuição da Medalha de Honra a António Agostinho Neto, marcada para o dia 11 de Novembro, data em que se celebra os 50 anos de independência de Angola.


O MoSAAF, criado apenas quatro dias antes da carta, tem como missão a defesa e promoção dos feitos históricos de Angola e da FNLA. No documento, o movimento critica a exclusão de figuras como Álvaro Holden Roberto e Jonas Malheiro Savimbi, signatários dos Acordos de Alvor, do reconhecimento que será dado a Neto, primeiro presidente do país e proclamador da independência.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


“Cidadãos angolanos e amigos de Angola, amantes da paz e da reconciliação social, manifestam-se contrários a esta condecoração, que consideram uma violação dos princípios estabelecidos nos Acordos de Alvor de 1975”, afirmam na carta. O movimento aponta que a independência do país foi proclamada por três signatários e que a homenagem a Neto não representa adequadamente a história completa do processo de libertação.


A cerimônia, que ocorrerá na Praça da Independência em Luanda, é vista como uma oportunidade para celebrar a unidade nacional, mas a controvérsia levanta questões sobre a memória histórica e a inclusão de todos os protagonistas que lutaram pela independência.


Com uma crescente mobilização nas redes sociais, o MoSAAF procura não apenas chamar a atenção para esta questão, mas também promover um diálogo sobre a verdadeira história de Angola e seu legado de luta pela liberdade. A impugnação da medalha de honra a Neto promete ser um tema central nas discussões que precedem as comemorações do cinquentenário da independência.


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários