Tenho pelo Mais Velho Lopo do Nascimento a maior consideração possível.
Em Agosto de 2001, quando anunciou ao Comité Central do MPLA que quer se realizassem naquele ano ou no ano seguinte o próximo candidato do MPLA à eleição presidencial não se chamaria José Eduardo dos Santos, eu vi no Lopo do Nascimento o melhor sucessor.
Lopo do Nascimento é um autoditacta, com cultura política e geral muito acima da dos seus contemporâneos do MPLA.
Fiquei muito desapontado quando, depois, todos ficamos a saber que Lopo do Nascimento não alimentava o sonho de ser Presidente da República.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Mesmo assim continuei a tê-lo em altíssima consideração.
Nos anos 90, Lopo do Nascimento era presença quase diária na redacção do já extinto Correio da Semana para prolongadas tertúlias comigo e com o falecido Aguiar dos Santos.
A minha admiração por Lopo do Nascimento aumentou quando em Janeiro de 2014 anunciou, na Assembleia Nacional, a sua retirada da vida política activa. Tinha, então, 71 anos de idade.
Num muito aplaudido discurso, Lopo do Nascimento “olhou” enfaticamente para a juventude angolana, dizendo-lhe que o “futuro do país” está nas suas mãos.
"Vocês, jovens, não podem perder-se em discussões de infantários, que apenas vos dividem e impedem posições de ações comuns em relação ao que é verdadeiramente importante para o futuro do país. (...) O futuro deste país, cujo presente custou sangue, suor e lágrimas está nas vossas mãos", disse.
Um ano depois do memorável discurso na Assembleia Nacional, o semanário português Expresso atribuiu a Lopo do Nascimento a afirmação segundo a qual “gosto de sair pelos meus pés”.
Por isso, foi um choque, uma profunda desilusão, ver o nome de Lopo do Nascimento entre as entidades que o Presidente da República reconduziu ontem no Conselho de Administração da Sonangol.
Aos 82 anos, Lopo do Nascimento já deveria abrir alas para aqueles, jovens, em cujas mãos depositou, em 2014, o futuro do país.
Lopo do Nascimento não é pobre. Tem lucrativos negócios em países africanos e europeus. O seu debilitado estado de saúde já não lhe permite, sequer, participar, com regularidade, nas reuniões do Conselho de Administração da Sonangol.
A pergunta é: por quê Lopo do Nascimento não larga o tacho?
Ou, feita de outra forma, por quê Lopo do Nascimento está deitar a perder a boa imagem que muitos angolanos tinham dele?
Diz a sabedoria popular que no melhor pano cai a nódoa.
É disso mesmo que se trata!
Graça Campos
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários