A Embaixada do Estado de Israel em Angola, em parceria com a Academia Diplomática Venâncio de Moura (ADVM), realizou esta terça-feira, no Auditório da ADVM, no Kilamba, a conferência intitulada "Holocausto - Memória e Direitos Humanos", em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto, instituido pela Resolução 607 das Nações Unidas. O dia 27 de janeiro foi marcado globalmente como uma data de lembrança dos 6 milhões de judeus assassinados pelo regime nazista durante a Segunda Guera Mundial, reunindo pessoas de todo o mundo para homenagear as vitimas do Holocausto.
O evento contou com a prelecção da Prof.a Dra. Sofia Déborah Levy, reconhecida especialista
internacional na temática do Holocausto, Representante para a Memória do Holocausto do Congresso Judaico Latino-Americano e Diretora Educacional do Memorial às Vitimas do Holocausto do Rio de Janeiro. A conferência foi moderada pelo Prof. Doutor Carlos Queta, Diretor-Geral Adjunto para a Area
de Estudos e Investigação da ADVM, e reuniu membros do corpo diplomático acreditados em Angola académicos, estudantes e convidados institucionais.
Entre as personalidades presentes destacaram-se o Embaixador do Estado de Israel em Angola,
Leo Vinovezky, o Embaixador da Argentina, Nicolás Rebok, eo Segundo-Secretário da Embaixada da Federação da Rússia, Nikita Solovev, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da comunidade académica. Vale destacar que a Argentina atualmente preside a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, em caráter protempore, reafirmando seu compromisso com a preservação da memória histórica e com ações de educação sobre o Holocausto.
A sessão de abertura contou com palavras de boas-vindas da Dra. Claúdia Baptista, Directora-Geral Adjunta para Area de Formação, em representação do Diretor-Geral da ADVM, Embaixador José Marcos Barrica. Na sua intervenção, a Prof. Dra. Sofia Déborah Levy sublinhou a importância da preservação da memória do Holocausto como instrumento fundamental para a promoção dos direitos humanos, da dignidade humana e da prevenção de crimes contra a humanidade, destacando o papel da educação na construção de sociedades mais justas e tolerantes. Também foram lembrados os soldados da antiga União Soviética e dos países amigos que tiveram papel decisivo na libertação do campo de extermínio de Auschwitze no fim da guerra em geral, reforçando o valor histórico e humanitário desta memória.
O evento contou ainda Com um Momento Cultural proporcionado pela violonista e cantora Mónica Manaker, e o encerramento esteve a cargo de Sua Excelência Embaixador Leo Vinovezky, que
reforçou o compromisso do Estado de lsrael com a memória, a educação e o diálogo internacional em defesa dos direitos humanos.
A realização desta conferência reafirma o empenho conjunto da Embaixada de lIsrael e da Academia Diplomática Venâncio de Moura na promoção da reflexão histórica, do intercâmbio académico e do fortalecimento dos valores universais consagrados pelas Nações Unidas, mantendo viva a lembrança das vitimas do Holocausto e compromisso com a construção de sociedades mais justas e tolerantes.
Publicidade
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação




0 Comentários